sexta-feira, 6 de maio de 2011

Romanos – Continuação

Para entendermos melhor a mensagem de romanos, esquematizaremos abaixo um esboço das mensagens principais contidas nos capítulos desta carta.

Cap 1-2: Todos somos pecadores
Cap 3-7: Justificação
Cap 8: Conclusão (uma síntese e conclusão das ideias abordadas anteriormente)
Cap 9-11: A questão de Israel (O porquê de sua rejeição ao Messias)
Cap 12-16: Santificação


Capitulo 5

Ainda tratando sobre a questão da justificação, Paulo começa este capítulo abordando sobre a questão da paz, que nos vem como consequência da justificação pela fé. Sendo assim, estamos completamente em paz com Deus, pois nossas transgressões foram apagadas e nossos pecados perdoados. Devemos nos vigiar constantemente quanto ao sentimento de culpa, pois de certo não procede de Deus, visto que estamos em paz com Ele.
No v.3, ele nos fala sobre a importância de nos gloriarmos nas tribulações, ou seja, nos momentos difíceis, pois nos leva a perseverança, caráter aprovado e esperança. Paulo nos diz com muita autoridade a respeito das tribulações, pois o próprio desde o início de seu ministério passou por muitas, desde perseguições, cegueira física, prisão e tortura.

No v.8, ele nos mostra como Deus demonstrou seu amor, pois Cristo morreu por nos quando ainda éramos pecadores, ou seja, não éramos merecedores mesmo de sua morte, mas como fora citado anteriormente, a justificação não depende absolutamente de nenhuma condição nossa, mas somente da graça Divina.
Através do pecado de um homem (Adão), a morte entrou na terra, e todos os homens foram condenados, mas através da morte de um único homem (Jesus), todos tiveram direito a vida.
Justificação: Esta é uma palavra que Paulo muito enfatiza em seus textos. Para e para entendermos melhor a mensagem de romanos é necessário que entendamos bem o seu significado. Ela faz parte dos 10 vocábulos contidos na bíblia que constituem o plano de salvação.

Eleitos – Predestinados – Chamados – Remidos – Redimidos – Justificados – Regenerados – Santificados – Aptos – Glorificados 

A justificação só ocorre, indiscutivelmente, quando se crê em Jesus. A partir de então, toda a sua culpa pelos pecados cometidos e toda condenação, passa a não valer mais, pois elas foram justificadas, através de sua fé em Cristo, por sua morte. Deus, como justo juiz, anulou nossa culpa, sendo assim a condenação não prevalece mais sobre nossas vidas. 

Segue abaixo um texto extraído em http://solascriptura-tt.org sobre o que é e o que não é Justificação:

o ato (instantâneo, completo e definitivo) JUDICIAL de Deus ao declarar que o pecador (que se arrependeu e creu em Cristo, e à conta da penalidade sobre Este como seu substituto): 1) não mais será punido; 2) será considerado como sendo JUSTO; e 3) está  restaurado ao Seu favor.

Estão envolvidos na justificação:

a) Remissão (perdão) dos pecados (reler, detalhadamente, "Remissão dos pecados");

b) Restauração ao favor de Deus .

- O pecado não apenas trouxe o merecimento de penalidade como também afastou o favor de Deus (Joã 3:36; Rom 1:18; ler depois: Rom 5:9; Gál 2:16-17);

- Justificação não é mera absolvição, ou indulto, ou liberdade condicional, pois o justificado passa a ser considerado:
. Amigo de Deus 2Cro 20:7; Tia 2:23;
. Herdeiro de Deus e CO-herdeiro com Cristo Rom 8:16-17; ler depois: Gál 3:26; Heb 2:11.

3) Imputação de justiça (reler, detalhadamente, "Imputação da justiça de Cristo").

Justificação não é:
o acusado ser:
   (1) absolvido merecidamente (ter sua inocência reconhecida), por realmente não ter nenhum pecado, por ser perfeito na qualidade de ser bom.
   (2) absolvido imerecidamente (declarado como inocente, sem o ser) devido à esperteza de advogado e fraqueza do juiz Rom 3:19.
   (3) perdoado, anistiado, receber indulto e uma 2a. chance, por juiz que não é perfeita justiça.
   (4) libertado sob palavra, tornar-se livre com certas restrições.